Com Robert Redford (Todos os Homens do Presidente), Tom Cruise (Missão Impossível 3) e Maryl Streep (O diabo Veste Prada), Leões e Cordeiros, filme dirigido por Redford em 2007, trata da realidade norte-americana e a guerra no Oriente Médio.
O longa baseado no roteiro de Mathew Michael Carmahan capricha no diálogo, revelando três lados da mesma situação. De um lado temos o senador Jasper Irving (Tom Cruise) e a jornalista Janine Roth (Maryl Streep) a quem ele concede uma entrevista exclusiva para expor o novo plano de guerra em andamento, onde vemos a questão dos interesses e da ética exposta no filme. De outro lado há o professor Stephen Maley (Robert Redford) que tenta persuadir um aluno brilhante, mas desmotivado a usar melhor seu talento. E por último, no Afeganistão, dois soldados lutam para sobreviver numa guerra sem sentido que já dura mais de cinco anos. Essas três abordagens se intercalam e se entrelaçam formando um painel da sociedade americana, envolvendo a atuação de políticos, militares, educadores e imprensa.
Como Leões e Cordeiros, Todos os Homens do Presidente (1976), também estrelado por Redford e dirigido por Alan J. Pakula trata os assuntos política e mídia. Na produção de 1976 a personagem do editor do jornal The Washington Post diz a Bob (Robert Redford): “Cuidado com o que escreve.” ilustrando muito bem a reflexão que se faz ao poder e ao dever da mídia e às perturbações de Janine, tratadas na produção dirigida por Redford.
O longa Leões e Cordeiros é instigante e inteligente, pois provoca a reflexão sobre o conflito entre Iraque e EUA e a alienação da sociedade, onde “leões são comandados por cordeiros”. Para quem se importa com o que acontece a sua volta e está disposto a pensar este é um filme e tanto. Vale à pena assisti-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário