quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quem é e onde está Deus?

Quem nunca se fez esta pergunta? Por mais religiosos e crentes que sejamos, sempre há momento em que nos deparamos com a incerteza. Afinal, quem é Deus? Por onde Ele anda e por que não vem até mim?

Nos últimos dias comecei a ler o livro A cabana, de William P. Young, e essas perguntas, que me são muito frequentes, vieram em um turbilhão. Para alguns parece tão fácil crer e confiar; para outros é mais fácil desacreditar em tudo. E aqueles que não escolheram nem acreditar nem desacreditar? E aqueles que, como eu, precisam de respostas? Acho que nós, os inconformados, talvez estejamos mais próximos da resposta, pois não aceitamos qualquer coisa. Mas como chegar a resposta certa?

Sinceramente, não sei. Tudo o que sei é que tenho fortes razões para supor que existe algo maior acima ou abaixo de nós, senão os dois. E não se trata de religião. Duvido muito que as respostas que procuramos esteja na igreja ou no mosteiro, no templo ou em qualquer outro lugar que propague uma religião. Se existe um Deus, Ele é maior e melhor do que isso.

Não estou dizendo que ter uma religião é errado, até porque, quem sou eu para dizer o que é certo ou errado? O que quero dizer é que não creio que exista apenas uma resposta, logo, não há a penas um caminho, uma religião. Se Deus existe, e eu acredito que sim, Ele não é o que nos dizem na igreja ou mesmo na Bíblia. Pelo menos não exatamente nem somente isso.

Qual é, o assunto aqui é Deus, não equações matemáticas. Quem pode dizer que o conhece? Se alguém disser que sim, eu direi que esta pessoa não sabe muito. Como diria Sócrates, "só sei que nada sei" e a consciência de minha ignorância é o princípio de minha sabedoria.

Não conheço Deus profundamente, mas se sei alguma coisa a seu respeito é que ele não é simples ou exato. Se Ele fez a todos nós, seres completamente complexos e inexatos, como poderia Ele ser simples? Se nem mesmo uma mãe conhece seu filho completamente, como poderíamos nós conhecermos a Deus? Ainda mais com todas as contradições a seu respeito que nos são passadas por padres, professores de catequese, tios, pais, irmãos.

Quando somos crianças nos dizem que Ele é bom, misericordioso e amoroso. Mas também nos falam de um tal de temor a Deus que devemos ter, falam dos castigos, das pragas, de sua tirania. Que paradoxal esse nosso Deus. Como compreendê-lo desse jeito? Como amá-lo? Não existe amor motivado pelo medo. Não amamos nosso pais porque os tememos, mas sim porque podemos confiar neles e no seu amor por nós. Com Deus não deveria ser da mesma forma?

Se um dia eu tiver um filho ou um afilhado a quem eu possa dizer alguma coisa a respeito de Deus, tudo o que direi é que Deus está em nós mesmos e em tudo o que há de bom a nossa volta. Não há resposta correta e cada um deve procurar em si mesmo o Deus que lhe faz bem e que aplaca sua necessidade de acreditar em algo ou alguém maior. E a única convicção na qual me apoio é de que meu Deus é bom e não precisa de sacrifícios nem fanatismos. Ele é bem maior que isso.

2 comentários:

  1. Cara Angélica Pinheiro.

    Parabéns pela análise. No meu humilde ponto de vista Deus é amor. Deus nos amou primeiro(1Jo 4,19), ou seja, antes de qualquer coisa, somos amados por Deus. Baseando-se no Cristianismo que é o que acredito vejo que não temos que entender Deus a partir de métodos científicos e sim através da fé e temos que acreditar. A fé em Jesus Cristo ela é extraordinária. Mesmo me considerando alguém que ama a Ciência nunca deixarei de ter fé e simplesmente ter fé isso para mim já é magnifíco, assim, não procuro resposta e sim ser iluminado pela luz divina.

    ALMIR BRUNO

    ResponderExcluir
  2. Oi meu amor...

    Não é pq sou namorado,mas...

    Parabéns pelo seu pensamento! Muito bom!
    Nunca acreditei totalmente no que me foi ensinado a respeito de Deus, sempre tive em minha cabeça que Deus é uma forma de acreditarmos em alguma coisa maior, que Deus tem o respeito de todos, como podemos ver hoje em dia, cada um acredita da sua maneira seja ela qual for, seja a pessoa que for cada um tem a Deus como um ser superior, não importa a religião cada um tem seu Deus. E não tem coisa melhor do que cada pessoa achar seu Deus, para que assim possa se ajudar. Como disse o Almir, Deus é amor. Tudo o que acreditamos pode nos ajudar, pode nos acalmar, nos alegrar, nos inspirar, enfim nos fortalecer.
    Bom, acredito no que me faz bem e como vc disse: "para acreditar em Deus não precisa de fanatismo e sacrifícios, pois ele é bem mais do que isso!"" Isso diz tudo!
    Te amo muito meu amor!
    Parabéns pela sua iniciativa, vc ainda sera uma grande jornalista! Ainda vamos ouvir falar muito de vc! Nunca abandone seu blog, pois se ele te acalma, se ele te ajuda, então isso te fortalece!
    Te amo Muito!!!

    Bjão e sucesso!!!

    Tomás Ferreira Dalberto

    ResponderExcluir